»

sexta-feira, outubro 06, 2006

DVRA PRAXIS SED PRAXIS!


"É preciso não esquecer o verdadeiro propósito e filosofia da Praxe Académica. Esta serve para ajudar o recém-chegado a integrar-se no ambiente universitário, a criar amizades e a desenvolver laços de sólida camaradagem. É através da Praxe que o estudante desenvolve um profundo amor e orgulho pela instituição que frequenta, a sua segunda casa".
Desengane-se aqueles que pensam que praxe se resume a noitadas e copos ou é sinónimo de humilhação ou de actos de violência barata. Por isso esta citação inicial, por isso esta postagem... por isso decidi ser original e falar da minha vida universitária... aliás, da minha vidinha de reles caloira!!! Lol ;)
Foi há cerca de duas semanas que esta aventura começou... parti de Mogadouro ansiosa por experimentar novas coisas, conhecer a universidade, os colegas, e em pulgas para ser praxada!!! O desejo depressa se tornou realidade... durante estas duas semanas fui praxada durante cerca de 12h por dia!s Devo admitir que nem sempre cheguei a casa com vontade de continuar... mas quando acordava no dia seguinte não conseguia deixar de ir. Apesar de não entender o seu verdadeiro significado, ainda, sei que há algo ali que me faz querer ficar, ultrapassar as provações que os doutores nos impõem e chegar o mais longe que conseguir!!!
Acho que a praxe acaba por ser um mundo um bocadinho à parte... não são só as provas físicas, a pressão psicológica ou o gozo ao caloiro... são-nos incutidos valores extremamente úteis não só para a nossa vida académica, como para toda a vida futura!!!
Não aprendi só a pôr-me de prancha, de 4, a fazer de aspirina, de centopeia com o complexo que é porco-espinho ou de peixe balão a jogar sudoku...(como s diz?!?LOL... private joke!!!) aprendi também que caloiro é um só, caloiro é solidário, caloiro é humilde e respeitador!
Apesar de ter sido complicado "cair de pára-quedas" no meio de 70 pessoas que não conhecia de lado nenhum, estou mais feliz agora... acho que já posso dizer que tenho bastantes potenciais amigos e que a caloirada começa, finalmente, a ser um grupo!!! :D
Para aqueles que querem saber um pouco +do que tantos caloiros por esse país têm passado, aqui ficam os estatutos do caloiro:
- Caloiro não tem direitos;
- Caloiro tem direito a não ter direitos;
- Caloiro tem direito a escolher um(a) padrinho/madrinha entre os doutores da praxe.
- Caloiro tem um único direito, além dos três acima referidos: o direito de ser informado;
- Caloiro não é gente;
- A caloirice do caloiro é inqualificável;
- Caloiro é incondicionalmente servil, obediente e resignado;
- Caloiro tem direito a respirar de vez em quando;
- Lugar do caloiro é no fim da bicha;
- A posição natural do caloiro é de quatro, ou seja, com os quatro cascos apoiados e com o ventre virado para o chão;
- Caloiro não olha nem veteranos, nem doutores nos olhos;
- Caloiro tem de cumprimentar respeitosamente toda e qualquer pessoa;
- Caloiro deve trazer sempre consigo a identificação oficial da besta;
- Caloiro não namora;
- Caloiro é acéfalo;
- Caloiro é assexuado;
- Caloiro com aspirações a ascender a macho deve apresentar-se sempre barbeado;
- Caloiro tem tabaco, mas não fuma;
- Caloiro não consome bebidas alcoólicas;
- Caloiro não pode invocar o desconhecimento da Lei e dos seus Estatutos em sua defesa;
- Caloiro não tem opinião;
- Caloiro será sempre moderado no uso da palavra;
- Caloiro mostra entusiasmo ao ser praxado;
- Caloiro não pode andar na rua após as 21:01h;
- Nomes comuns: CALOIRO, ANIMAL, QUADRÚPEDE, ASNO, BESTA, VERME, ABÉCULA, ETC.

A PRAXE É DURA, MAS É A PRAXE

4 comentários:

Luís disse...

Fazes-me lembrar de alguém a falar de praxe assim... mas longe vão os tempos de caloiro, acredita que o vais sentir nos próximos tempos vai ficar marcado em ti pra sempre...

Anónimo disse...

estou completamente de acordo contigo! ainda temos muito que aprender, mas ja passamos por algumas coisas juntas e isso fez-nos crescer, nao so como praxistas, mas tambem como pessoas. A praxe e dura mas e praxe, indeed. :)

Unknown disse...

Vim parar aqui através do blog do joka.. no seu último post li um comentário de uma Magui e pensei "Magui...axo que conheço esse nome..." vim ver o profile e vi que era de uma caloirinha de jcc :)

São muitas as vivências que separam uma caloira de uma quartanista, certamente que as nossas experiências vão ser diferentes, tendo em comum a mesma casa, o mesmo curso. Mas inevitávelmente os sentimentos iniciais são semelhantes. Espero que desfrutes ao máximo o que a vida académica de tem a dar, aproveita ao máximo os anos que vais passar na faculdade. Acredita que vais fazer amigos para a vida, que vais crescer muito enquanto pessoa e são as boas coisas que a praxe, a vida academica nos dão que levamos connosco na hora do adeus. A minha está a seis meses de distância, a tua a muitos mais. Aproveita!

Beijinhos, Ângela

j. disse...

de cuskices em hi5's cheguei a cuskices de blogs... so um ano depois e que encontrei este post mas fez me lembrar dos tempos que ja la vao... fizeste me lembrar de mim...de quando eu era caloira e tambem tinha caido de paraquedas no meio de 70 e tal pessoas que nao conhecia...e fizeste me lembrar de tempos mais proximos...de quando era terceiranista e vos tentei passar aquilo que senti enquanto caloira...
o tempo passa a voar mas nao e por isso que nao deixa marcas fortes...
hoje ja sabes mais do que quando escreveste isto e muito mais te espera...

aproveita muito..eu aproveitei mas tou quase a «partir» e voces (alguns de voces) sao os que vao «ficar» quando nos formos embora...

*