Afinal a UTAD tem uma Equipa Operativa do Plano de Contingência para a Gripe A! Agora fico mais descansado.... Clica para ampliar....
sexta-feira, novembro 20, 2009
Ainda a gripe A na UTAD...
Publicada por Luís à(s) 12:47 p.m. 0 comentários
terça-feira, novembro 17, 2009
Gripe A
Publicada por Luís à(s) 5:29 p.m. 0 comentários
quarta-feira, novembro 11, 2009
Dia de São Martinho!
Publicada por Luís à(s) 6:48 p.m. 0 comentários
Pareço Estudante
Digo pareço...porque já não sou. Infelizmente o Tratado de Bolonha roubou-me um ano de curso e já sou licenciada. Os 3 anos de licenciatura passaram tão depressa...até parece que foi um sonho. Foram tempos fantásticos, sem dúvida. (Quero ficar sempre estudante!!!) Mas as coisas mudam, evoluem. Sim, porque acredito que dei um passo em frente, que cresci, que me tornei uma pessoa melhor. Agora é tempo de evoluir profissionalmente. Talvez um dia volte a estudar (o mestrado não está posto de parte), mas por agora quero trabalhar. Porque gosto do que faço, porque preciso de coisas novas, porque sim...
O que mudou em 2 anos?
Muito pouco...troquei a teoria pela prática :)
P.S - estou muito contente por o blog ter ressuscitado*
Publicada por Magui à(s) 11:42 a.m. 0 comentários
sábado, novembro 07, 2009
Segundo dia e a caminho do terceiro....
Publicada por Luís à(s) 5:07 p.m. 0 comentários
sexta-feira, novembro 06, 2009
Começou a Semana do Caloiro!
Publicada por Luís à(s) 7:05 p.m. 1 comentários
segunda-feira, novembro 02, 2009
Semana do Caloiro
Aproximadamente um mês depois das barraquinhas aí está a semana do caloiro, a animação universitária volta a invadir Vila Real! Preve-se uma grande semana vamos ver se os bilhetes são baratos e se o pessoal se aguenta!
Aqui fica o cartaz (se fosse pelo cartaz só ía ver Blind Zero...)
Publicada por Luís à(s) 5:17 p.m. 0 comentários
sexta-feira, outubro 30, 2009
Into The Wild
Noite de quinta feira reservada para cinema. Posso dizer que valeu bem a pena, acabo ver um filme que passa a ser um dos meus preferidos.. "Into the Wild".. Recomendo vivamente e recomendo também a banda sonora.. Tudo junto vale bem a pena as duas horas e meia investidas! Aqui fica uma grande música da banda sonora..
Grande Eddie Vedder!
Publicada por Luís à(s) 12:58 a.m. 0 comentários
quarta-feira, outubro 28, 2009
Arraial de Engenharia
Uma dessas surpresas será na quinta-feira a actuação do grupo de pauliteiros do orfeão universitário do Porto por volta da meia-noite. Depois segue a festa pela noite dentro, com muita animação e algum álcool (pouco que a malta não gosta disso) à mistura.
Publicada por Filipe Pereira à(s) 4:35 p.m. 0 comentários
domingo, outubro 25, 2009
XXIII FITU “Cidade do Porto”

Após dois dias de muita festa, muita música, muita animação e cerveja qb, chegou ao fim mais um FITU. Com a Tuna Universitária do Porto e Tuna Feminina do OUP, como anfitriãs e apresentação do sempre divertido grupo de Jograis do OUP o Coliseu do Porto recebeu durante dois dias mais um FITU.
As tunas que foram a concurso foram as seguintes:
anTUNiA - Tuna de Ciências e Tecnologia da UNL
Tuna de Maiorca
Tuna Universitária do Minho
TUCP - Tuna da Universidade Católica Portuguesa - Porto
TEUP - Tuna de Engenharia da Universidade do Porto
TMUP - Tuna de Medicina da Universidade do Porto
TUIST - Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico
Este ano o grande vencedor foi a TUIST, que arrecadou o prémio de melhor tuna e melhor solista. Quanto aos restantes prémios, melhor solista: TUIST ,melhor pandeireta: anTUNIA , melhor bandeira: Tuna de Medicina do Porto, melhor instrumental: Tuna Universitária do Minho.
Para o ano há mais, mas por agora segue o arraial de engenharia....
Publicada por Filipe Pereira à(s) 2:37 p.m. 0 comentários
quinta-feira, outubro 22, 2009
Walter Lewin professor do M.I.T.
Andava eu pelo MIT TechTV à procura de uns videos de dinâmica sísmica quando por acaso encontrei vários vídeos deste professor de física do MIT.... Ter aulas com este senhor deve ser qualquer coisa... Deve dar gozo aprender física com ele!
Publicada por Luís à(s) 8:34 p.m. 0 comentários
quarta-feira, outubro 21, 2009
XXIII FITU "Cidade do Porto"
No mês de Outubro,regressa um dos mais antigos festivais da Europa.
Desde 1987, o Orfeão Universitário do Porto tem vindo a realizar o Festival Internacional de Tunas Universitárias (FITU) “Cidade do Porto”, que já contou com a presença de tunas mexicanas, peruanas, espanholas entre outras .
Com a Tuna Universitária do Porto e Tuna Feminina do OUP, como anfitriãs e apresentação do grupo de Jograis do OUP, o Coliseu do Porto, recebe nos dias 23 e 24 de Outubro o XXIII FITU "Cidade do Porto".
Relembramos ainda, que continuam abertas as inscrições para todos aqueles que se quiserem juntar ao Orfeão Universitário do Porto até ao dia 6 de Novembro.
Para fazer a inscrição basta preencher o formulário que se encontra aqui e enviar para orfeao@orfeao.up.pt ou entregar directamente na direcção do OUP, no entanto podem desde já assistir aos nossos ensaios de segunda a quinta.
Conteúdo retirado de www.orfeao.up.pt
ps: Hoje às 19h45m no colégio do Sardão em Vila Nova de Gaia, vão actuar o grupo de cantares alentejanos e grupo de pauliteiros de Miranda. A não perder!!!!!!
Publicada por Filipe Pereira à(s) 3:22 p.m. 0 comentários
segunda-feira, outubro 19, 2009
Depressões
Quando termina Agosto costuma-se falar em depressão após férias, ao estado de euforia provocado pelas férias, pela ausência de responsabilidade, segue-se a depressão de regressar à realidade.. Deve ser a nossa mente à procura de equilibrio.Publicada por Luís à(s) 10:57 p.m. 0 comentários
sexta-feira, dezembro 14, 2007
Natal de fundo de gaveta
Passos apressados como se o tempo dirigisse a sua vida. Olhar decidido, colado na montra de cada loja sem sequer reparar nas pessoas com quem se cruzam. O acumulado de sacos que carregam não deixa dúvidas… são os “consumidores natalícios”.
O Natal, no fundo, resume-se a uma época de consumismo. Todos temos consciência que a figura do velhinho simpático, vestido de vermelho é apenas o retrato animado do mais terrível e desumano dos vendedores que a coca-cola alguma vez lançou. Os portugueses gastam o que têm e, muitas vezes, o que não têm e, claro, entram no novo ano “de tanga”. Obviamente, a culpa é do Governo que aumenta os impostos e nunca dos caprichos dos portugueses que, durante quase um mês, esgotam os stocks das lojas para que até o gato e o periquito tenham a melhor prenda.
Pobres dos portugueses. Vivem num mundo de fantasia, no qual Sócrates é a bruxa má e o povo a Bela Adormecida que espera pelo príncipe que a vai acordar do seu “sonho” profundo.
No Natal esquecem-se das dívidas e apenas se preocupam em oferecer o melhor presente, que no fundo, não podem comprar, sem sequer pensar que podiam ajudar aqueles que realmente precisam. Os sem-abrigo assistem a todo este ambiente festivo e, no seu pedaço de calçada, pedem mais uns cêntimos para poderem comprar a próxima refeição. A sua existência passa completamente despercebida aos “consumidores natalícios”. Afinal, o Natal é tempo de amor e paz. Devemos deixar de lado os problemas, as preocupações e os pensamentos negativos. Ah, também é tempo de prendas, muitas prendas. São elas que tornam o Natal uma época tão especial. Rever a família, dar o braço a quem só precisa da nossa mão não é importante quando se tem o Pai-Natal como herói. Ele é amigo das crianças. Não deixa nenhuma criança do mundo sem comida, mas pode deixá-la sem a próxima refeição.
O Natal desperta vários fantasmas: o da solidão, dos sem-abrigo, dos doentes nos hospitais, dos idosos nos lares, crianças nos orfanatos. Contudo, o que mais me inquieta no Natal não é a hipocrisia que acompanha a época, ou a fome que contrasta com a aparente abundância. O que realmente me aborrece no Natal é a falta de espaço, é que já não tenho mais gavetas para guardar os milhões de pares de meias e cuecas que ao longo dos anos me têm vindo a oferecer...
Publicada por Magui à(s) 12:22 a.m. 0 comentários
Etiquetas: devaneios
quinta-feira, outubro 12, 2006
Amigo!
Mal nos conhecemos
Inaugurámos a palavra «amigo».
«Amigo» é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo,
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece,
Um coração pronto a pulsar
Na nossa mão!
«Amigo» (recordam-se, vocês aí,
Escrupulosos detritos?)
«Amigo» é o contrário de inimigo!
«Amigo» é o erro corrigido,
Não o erro perseguido, explorado,
É a verdade partilhada, praticada.
«Amigo» é a solidão derrotada!
«Amigo» é uma grande tarefa,
Um trabalho sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,
«Amigo» vai ser, é já uma grande festa!
Alex
andre O'NeillPublicada por Filipe Pereira à(s) 12:07 p.m. 0 comentários
segunda-feira, outubro 09, 2006
Virtus Unita Fortius Agit

Principalmente durante a praxe, existe um sentimento de orgulho que se espalha por nossas veias como se de uma droga se tratasse! Sejamos de nutrição, de desporto ou mesmo de direito ( cuspir para o lado) .
Mas a realidade com que me deparo é diferente! A FEUP é uma universidade por si só! A UP devia ter orgulho por poder associar o nome da Feup ao cardápio de faculdades que a constituem.
Mas porque raio, estou eu a falar de tão nobre instituto de ensino? Muitos poderão evocar um famoso ditado que poderá insinuar que " estou a puxar a brasa à minha sardinha", mas vou-vos enumerar alguns aspectos que engrandecem a mui nobre casa de engenharia que frequento!
As origens da Feup remontam ao sec. XVIII , mas apenas em 1930 passou a ter a designação que por hoje é conhecida. Possui uma área total de 90.000 m² e 15 edifícios, divididos entre 6 departamentos, blocos de aulas, auditório e biblioteca e é das maiores faculdades a funcionar actualmente em portugal. Prima pela excelencia no ensino, e na formação dos futuros engenheiros que se irão distinguir nas mais diversas áreas da engenharia. É considerada a melhor faculdade de engenharia do país, e quem sabe mesmo da europa!!
Resumindo, a FEUP é um universo à parte, é a universidade!!!
Para os caloiros que têm engrandecido este blog com a sua criatividade e experiencias deixo umas palavras que resumem bem o momento por que estão a passar: Dura praxis Sed praxis .
Publicada por Filipe Pereira à(s) 11:04 p.m. 0 comentários
sexta-feira, outubro 06, 2006
DVRA PRAXIS SED PRAXIS!

"É preciso não esquecer o verdadeiro propósito e filosofia da Praxe Académica. Esta serve para ajudar o recém-chegado a integrar-se no ambiente universitário, a criar amizades e a desenvolver laços de sólida camaradagem. É através da Praxe que o estudante desenvolve um profundo amor e orgulho pela instituição que frequenta, a sua segunda casa".
Desengane-se aqueles que pensam que praxe se resume a noitadas e copos ou é sinónimo de humilhação ou de actos de violência barata. Por isso esta citação inicial, por isso esta postagem... por isso decidi ser original e falar da minha vida universitária... aliás, da minha vidinha de reles caloira!!! Lol ;)
Foi há cerca de duas semanas que esta aventura começou... parti de Mogadouro ansiosa por experimentar novas coisas, conhecer a universidade, os colegas, e em pulgas para ser praxada!!! O desejo depressa se tornou realidade... durante estas duas semanas fui praxada durante cerca de 12h por dia!s Devo admitir que nem sempre cheguei a casa com vontade de continuar... mas quando acordava no dia seguinte não conseguia deixar de ir. Apesar de não entender o seu verdadeiro significado, ainda, sei que há algo ali que me faz querer ficar, ultrapassar as provações que os doutores nos impõem e chegar o mais longe que conseguir!!!
Acho que a praxe acaba por ser um mundo um bocadinho à parte... não são só as provas físicas, a pressão psicológica ou o gozo ao caloiro... são-nos incutidos valores extremamente úteis não só para a nossa vida académica, como para toda a vida futura!!!
Não aprendi só a pôr-me de prancha, de 4, a fazer de aspirina, de centopeia com o complexo que é porco-espinho ou de peixe balão a jogar sudoku...(como s diz?!?LOL... private joke!!!) aprendi também que caloiro é um só, caloiro é solidário, caloiro é humilde e respeitador!
Apesar de ter sido complicado "cair de pára-quedas" no meio de 70 pessoas que não conhecia de lado nenhum, estou mais feliz agora... acho que já posso dizer que tenho bastantes potenciais amigos e que a caloirada começa, finalmente, a ser um grupo!!! :D
Para aqueles que querem saber um pouco +do que tantos caloiros por esse país têm passado, aqui ficam os estatutos do caloiro:
- Caloiro não tem direitos;
- Caloiro tem direito a não ter direitos;
- Caloiro tem direito a escolher um(a) padrinho/madrinha entre os doutores da praxe.
- Caloiro tem um único direito, além dos três acima referidos: o direito de ser informado;
- Caloiro não é gente;
- A caloirice do caloiro é inqualificável;
- Caloiro é incondicionalmente servil, obediente e resignado;
- Caloiro tem direito a respirar de vez em quando;
- Lugar do caloiro é no fim da bicha;
- A posição natural do caloiro é de quatro, ou seja, com os quatro cascos apoiados e com o ventre virado para o chão;
- Caloiro não olha nem veteranos, nem doutores nos olhos;
- Caloiro tem de cumprimentar respeitosamente toda e qualquer pessoa;
- Caloiro deve trazer sempre consigo a identificação oficial da besta;
- Caloiro não namora;
- Caloiro é acéfalo;
- Caloiro é assexuado;
- Caloiro com aspirações a ascender a macho deve apresentar-se sempre barbeado;
- Caloiro tem tabaco, mas não fuma;
- Caloiro não consome bebidas alcoólicas;
- Caloiro não pode invocar o desconhecimento da Lei e dos seus Estatutos em sua defesa;
- Caloiro não tem opinião;
- Caloiro será sempre moderado no uso da palavra;
- Caloiro mostra entusiasmo ao ser praxado;
- Caloiro não pode andar na rua após as 21:01h;
- Nomes comuns: CALOIRO, ANIMAL, QUADRÚPEDE, ASNO, BESTA, VERME, ABÉCULA, ETC.
A PRAXE É DURA, MAS É A PRAXE
Publicada por Magui à(s) 8:02 p.m. 4 comentários
Coisas de Universitário
Este post ja deveria ter sido inserido há bem mais tempo, mas devido ás minhas tarefas diárias de caloiro foi-me de todo impossível, venho falar de o inicio de uma aventura inesquecível, a entrada no ensino superior......é algo de fantástico e com uma mística inexplicável, algo que do qual só pode falar quem já passou pelo mesmo.... e é nestas alturas ( e pelos momentos que já passei) que me questiono como alguém pode pensar em ser anti praxe??!! (só penso num motivo e é fazer algo tão apetecível como dar uma valente cabeçada a um senhor enfermeiro dr, que nos bem conhecemos, ou a alguém com um fetiche com formigas)lol private jokes... é através da praxe que convivemos e criamos laços de amizade fantásticos, nunca pensei que me adaptava tão bem, e tão rapidamente, a Bragança... mas com a ajuda de pessoas fantásticas (Giga, Branco, Pedro e Leitão entre outros) que me receberam tão bem, sem me conhecer de lado nenhum, deu para perceber muito mais rapidamente qual é a essência (e não estou a falar do álcool) do espírito académico... esta é uma nova etapa da minha vida, a qual eu já há muito ansiava, e vou tentar aproveita-la ao máximo, e como o Branquinho diz " Diverte-te pk só és caloiro durante 1 ano e acredita k vais sentir mt falta." e é mesmo isso que vou tentar fazer...
PS: por muito que queira que este irmão mais novo cresça com muitos outros novos post's, por vezes torna-se quase impossível... nos tempos do "irmão mais velho" eu era um borgas que não tinha nada para fazer.....agora sou um borgas universitário... looool
Publicada por Azevedo à(s) 12:58 a.m. 0 comentários
quarta-feira, outubro 04, 2006
Era uma vez...

Era uma vez um blog que quando viu como era o seu irmão mais velho tentou ser melhor que ele! Só que para infelicidade desse blog o irmão nasceu numa época de muita imaginação, criatividade e de tempo livre dos seus colaboradores…
E por isso mesmo vim aqui postar qualquer coisa para este nosso blog não entrar em depressão e pensar que desistimos dele!
Pois é, acho que a minha inspiração se vai com o sol, e que fecha para obras de Setembro a Março, há esperança nos fim de Dezembro onde posso ter um rasgo de genialidade, mas como podem ver ainda estamos em Outubro e não sai nada de jeito…
Mas vamos lá, deixemos de pensar no tempo, por isso é que existe OC sempre tenho um pouco de verão e vida cor-de-rosa aos sábados… Pode ser que daqui a uns tempos a minha inspiração volte e possa colocar aqui posts no mínimo aceitáveis. Talvez esse tempo seja depois do concerto de Muse a 26 de Outubro onde eu e o lifes vamos marcar presença… até lá temos que nos contentar com a escuridão do nosso pensamento e apanhar umas molhazitas para não nos esquecermos que o verão já acabou e agora é tempo de trabalhar…
(é claro que os caloiros estão excluídos da parte do trabalhar :)
Publicada por Luís à(s) 12:53 a.m. 1 comentários







